29 abril 2012

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Pessoal, as sessões do cineclube voltaram a ser realizadas no auditório da Fatec. Pra quem não sabe é o prédio em frente ao prédio onde estávamos fazendo as sessões na TV.
Agora, no auditório, os filmes serão exibidos novamente com o projetor e a qualidade do som também é bem melhor. 
As sessões são gratuitas e acontecem aos sábados às 19h. Após a exibição do filme, fazemos um pequeno bate-papo. Apareçam.

No mês de Maio o Cineclube Consciência exibirá filmes em homenagem a algumas das divas da história do cinema mundial.



05/05 - O Que Terá Acontecido A Baby Jane? (1962)
Título Original: What Ever Happened to Baby Jane?
Gênero: Suspense
Diretor: Robert Aldrich
País: E.U.A.
Duração: 134 minutos
Divas: Bette Davis e Joan Crawford










Bette Davis é Jane Hudson, uma artista que alcançou a fama quando menina e ficou conhecida como "Baby Jane". Agora, envelhecida e distante do público há muitos anos, vive encerrada em uma mansão com sua irmã, Blanche Hudson (Joan Crawford), desde um acidente que selou a sorte de ambas, terminando com a carreira brilhante de Blanche e acelerando a decadência geral de Jane. Ambas convivem de forma triste uma vida de mágoas, ressentimentos e inveja.


-----------------------------------------------------------------------


12/05 - Os Homens Preferem as Loiras (1953)
Título Original: Gentlemen Prefer Blondes
Gênero: Drama, Comédia, Musical
Diretor: Howard Hawks
País: E.U.A.
Duração: 91 minutos
Divas: Marilyn Monroe e Jane Russel






Duas dançarinas, Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell), embarcam num cruzeiro rumo a Paris, a pedido do milionário noivo de Lorelei. O pai do noivo contrata um detetive (Elliott Reid) para segui-las e conseguir provas de infidelidade de sua futura nora, criando uma série de confusões em alto-mar.
Baseado no livro homônimo de Anita Loos, "Os Homens Preferem as Louras" é mais uma ótima comédia musical dos anos 50. Realizada pelo cineasta Howard Hawks, apresenta um bom ritmo, o que ajuda a prender a atenção do espectador do primeiro momento até a cena final.
Os números musicais são, sem excesão, bem coreografados e deliciosos de serem assistidos. Marilyn Monroe e Jane Russell apresentam uma marcante química na tela e, embora não sejam conhecidas como cantoras, provam serem dotadas de vozes privilegiadas. Nesse aspecto, o ponto alto é aquele em que Marilyn interpreta o clássico "Diamonds Are A Girl's Best Friend" no palco do "Café Chez Louis" em Paris.
A direção de Hawks é consistentemente boa, assim como a fotografia de Harry Wild. Um outro ponto a destacar é o figurino assinado por Travilla.


----------------------------------------------------------------------------------


19/05 - Não haverá sessão.


----------------------------------------------------------------------------------


26/05 - Sonata de Outono (1978)
Título Original: Höstsonaten
Gênero: Drama
Diretor: Ingmar Bergman
País: Suécia
Duração: 92 minutos
Divas: Ingrid Bergman e Liv Ullmann












Uma pianista visita a filha. Enquanto a mãe é uma artista de renome, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças. Ao som de Chopin, Bach, Haendel e Schumann, Bergman tece uma amarga reflexão sobre as relações familiares num filme nada menos que brilhante.


----------------------------------------------------------------------


Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.


www.cineclubeconsciencia.blogspot.com
cineclubeconsciencia@yahoo.com.br
www.twitter.com/cineconsciencia

Nenhum comentário: