A história



     Desde 2003 existiu em Jundiaí o cursinho pré-vestibular comunitário chamado Cursinho Consciência, fundado por alunos da Unicamp. Nesse espaço o Professor de geopolítica, Adriano Santos mantinha uma iniciativa cineclubista ao passar e discutir com seus alunos filmes relacionados com a sua matéria, iniciativa que durou até meados de 2006.
     Por outro lado, houve uma iniciativa do Centro Cineclubista de São Paulo na figura do Diogo Gomes dos Santos, cineclubista e cineasta, junto com a Prefeitura de Várzea Paulista em promover um cineclube nesta cidade, no inicio de 2006, criando assim o Cineclube Estação Imagem.
     Alguns participantes dessa iniciativa, moradores da cidade de Jundiaí e da região, levaram a experiência para os alunos do Cursinho Consciência e juntos desenvolveram o projeto de criação do Cineclube Consciência no espaço do cursinho.
     Essas atividades iniciaram em dia 24 de março de 2007, com a exibição do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, exibição essa, realizada num aparelho televisor.
     Desde sua fundação, muita coisa mudou e a programação foi amadurecendo, a estrutura melhorada e os membros do cineclube participaram de Fóruns de Cineclubismo no estado de São Paulo levando suas experiências e adquirindo novas.
     Hoje o cineclube conta com um projetor digital e aparelhagem de som. Já foram exibidos mais de 100 filmes, e com eles vieram importantes convidados, a exemplo de:

Leoopoldo Paulino, Ivan Seixas e Rafael Martinelli (local: Cursinho Consciência)

• Leopoldo Paulino (foto), escritor do livro Tempo de Resistência;
• Ivan Seixas e Rafael Martinelli, do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo;
• João Luiz de Brito Neto, Cineasta;
• Luiz Lima, Historiador e Escritor;
• Toninho do diabo, Cineasta;
• Marcelo Muller e Mailin Millanês, ambos os cineastas com formação em Cuba;
• entre outros;

Além disso, o cineclube realizou o curta-metragem SOBREVIVA, resultado da “Oficina Básica de Criação Audiovisual” promovida pelo cineclube e que teve seu lançamento no dia 30 de agosto de 2008.

O filme ficou em segundo lugar em dois festivais, ganhando o prêmio de melhor atriz no Festival Cine Favela de Heliópolis-SP.



     Em março de 2009, com o fim do Cursinho Consciência, o Cineclube teve como local de exibição a sede do Sindicato dos Bancários (foto), onde funcionou até outubro de 2009. Depois de lá, tivemos como parceiro o Grupo Zama, onde exibimos cerca de três filmes antes de nos mudarmos para a Fatec no começo de 2010. Atualmente estamos com duas sessões no Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região.


Saraus na época do Sindicato dos Bancários