26 fevereiro 2012

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO


Pessoal as sessões do cineclube voltaram a ser realizadas no auditório da Fatec, pra quem não sabe é o prédio em frente do prédio onde estávamos fazendo as sessões na tv.
Agora no auditório os filmes serão exibidos novamente com o projetor e, a qualidade do som também é bem melhor.
Apareçam.


As memórias do Holocausto. Em março o Cineclube Consciência apresenta 5 filmes que retratam a vida e as lembranças de pessoas que estiveram envolvidas nesse triste episódio da humanidade.



03/03 - Kapo (1959)
Titulo Original: Kapò
Gênero: Drama
Diretor: Gillo Pontecorvo
País: Iugoslávia, França, Itália
Duração: 112 minutos







A família judia da adolescente Edith é enviada para um campo de concentração onde é assassinada. Edith é salva pela prisioneira política Sofia e pelo bondoso médico do campo, que lhe dão a identidade de Nicole Niepas, uma não-judia recentemente morta. Apesar de salva, o cotidiano brutal leva Edith-Nicole a fazer coisas terríveis.




----------------------------------------------------------------------------------------------



10/03 - O Pianista (2002)
Titulo Original: The Pianist
Gênero: Drama
Diretor: Roman Polanski
País: França, Alemanha, Polônia
Duração: 150 minutos














pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.



-------------------------------------------------------------------------------------------------





17/03 - O Homem do Prego (1964)
Titulo Original: The Pawnbroker
Gênero: Drama
Diretor: Sidney Lumet
País: E.U.A.
Duração: 116 minutos














Sol Nazerman é um sobrevivente do Holocausto nazista e hoje vive como operador de uma casa de penhores em Nova York. Ainda sob o trauma da guerra, tem lembranças constantes de seus terríveis momentos no campo de concentração. Este foi um dos primeiros filmes produzidos a atratar do tema dos sobreviventes do Holocausto nazista.


-----------------------------------------------------------------------------------------------




24/03 - A Pequena Loja da Rua Principal (1965)
Titulo Original: Obchod na korze
Gênero: Drama
Diretor: Ján Kadár e Elmar Klos
País: Checoslováquia
Duração: 126 minutos





Em uma pequena cidade da Tchecoslováquia, em 1942, o carpinteiro Tony inesperadamente recebe o mandato de “Supervisor Ariano” de uma loja de botões.
Tony, de origem ariana, passa a ter direitos sobre a propriedade da Sra. Lautmann, de origem judaica.
A dona da loja, em sua inocência e surdez, não compreende os fatos. Um amigo acomoda a situação. Tony comparece diariamente na loja, para os olhos da comunidade, como o supervisor, e para a simpática Sra. Lautmann, como um ajudante.
Não demora para Tony voltar a atenção para aquilo que gosta – e sabe fazer melhor. Começa a reformar os móveis da Sra. Lautmann. Cola, repara, enverniza. Raramente ajuda no balcão, e quando o faz, é um desastre.
Judeus amigos da viúva premiam Tony com uma féria superior a que auferiria se tivesse realmente se adonado da loja. A mulher de Tony, que antes o desprezava, passa a paparicá-lo.
Entre o carpinteiro e a idosa viúva uma improvável amizade vai tomando forma. Momentos de candura que duram pouco. Os nazistas estão recolhendo todos os judeus da cidade.


-------------------------------------------------------------------------------------------------





31/03 - O Falsário (2007)
Titulo Original: Die Falscher
Diretor: Stefan Ruzowitzky
Gênero: Drama, Policial
País: Áustria, Alemanha
Duração: 94 minutos


História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.


www.cineclubeconsciencia.blogspot.com
cineclubeconsciencia@yahoo.com.br
www.twitter.com/cineconsciencia



Nenhum comentário: