23 janeiro 2012

FEVEREIRO É MÊS DE CINEMA ROMENO NO CINECLUBE CONSCIÊNCIA


O Mês de Fevereiro é marcado por filmes romenos no Cineclube Consciência, aos sábados, 19h na FATEC.


04/02: Filantrópica (2002)
Título Original: Filantropica
Gênero: Comédia
Diretor: Nae Caranfil
País: Romênia
Duração: 110 minutos
Classificação:










Uma comédia sobre as imposturas da caridade filantrópica e suas máfias. Aos 35 anos de idade, Ovidiu ainda vive com seus pais, em Bucareste, uma cidade que não consegue esconder seus contrastes. Professor em uma escola de segundo grau, é um representante da classe que chamam “mendigos com diploma”. Mas ele não se deixa abater. Acredita que se tornará um escritor de sucesso. Um dia, um comercial de pasta de dente muda a sua vida. O comercial tem nome: Diana, uma linda morena de 20 anos. Por ela, Ovidiu criará novas ficções: passeará em carros velozes, jantará em restaurantes chiques, gastará aquilo que na verdade não tem. Para realizá-las, contará com a ajuda de Pepe, um malandro mafioso que vive de criar textos e “biografias” para os mendigos da cidade. Em troca, será o protagonista de um golpe que Pepe quer aplicar nos restaurantes da cidade. Ovidiu está pronto para aceitar tudo, desde que isso lhe garanta o coração de Diana. Ganhou o Prêmio do público no Festival de Paris 2002.


--------------------------------------------------------------------------------------------------


11/02: Polícia, Adjetivo (2009)
Título Original: Politist, Adjectiv
Gênero: Drama
Diretor: Corneliu Porumboiu
País: Romênia
Duração: 114 minutos
Classificação: 
















Cristi investiga Victor por tráfico de drogas, mas conclui que se trata de mero usuário. Embora hesite em prendê-lo, o chefe de polícia insiste no flagrante. De um lado, Cristi segue Victor e seus amigos, vigia-os, colhe provas e cruza informações com os serviços de inteligência da polícia. De outro, trava longos diálogos – verdadeiros duelos verbais, em que se interpretam o significado mesmo das palavras – com a mulher, companheiros de profissão e superiores, que evidenciam o conflito entre a Lei e a ética pessoal que aflige o herói. A Lei, que exige de Cristi o flagrante, e a consciência, que o impedem de realizá-lo. A Lei, que o força a investigar, e a consciência, que o leva a não prender jovem por três anos e meio somente pelo uso de drogas. Por que se estender por mais duas semanas, aguardar que o irmão de Victor retorne, suspeitar do informante, se basta o flagrante? Cristi, como revela o diálogo com a esposa sobre Mirabela Dauer, não compreende metáforas ou sutilezas, mas percebe apenas o sentido literal e direto do que lhe acontece.


--------------------------------------------------------------------------------------------------


18/02: A Morte do Sr. Lazarescu (2005)
Título Original: Moartea Domnului Lazarescu
Gênero: Drama
Diretor: Cristi Puiu
País: Romênia
Duração: 153 minutos
Classificação: 14 anos





O Sr. Lazarescu, um homem de 63 anos que vive sozinho, sente-se mal e chama uma ambulância. O médico que o atende decide levá-lo para o hospital, mas uma vez lá, decidem mudá-lo para outro hospital e assim sucessivamente... No decurso da noite, ninguém é capaz de arranjar um hospital para o Sr.Lazarescu e a sua saúde começa a deteriorar-se rapidamente.

--------------------------------------------------------------------------------------------------




25/02: Como Festejei o Fim do Mundo (2006)
Título Original: Cum mi-am petrecut sfârsitul lumii
Gênero: Drama
Diretor: Catalin Mitulescu
País: Romênia
Duração: 102 minutos
Classificação: 14 anos 










Últimos meses do Nicolau Ceausescu na Romênia. Após destruir, com o namorado, busto do ditador, Eva é expulsa da escola e enviada para reformatório. Sua família, que vive com medo, recebe ajuda financeira de policial mal visto pela vizinhança, enquanto Lali, irmão caçula de Eva, fabrica planos mirabolantes e imagina sonhos impossíveis para sobreviver em meio à opressão que o cerca.


--------------------------------------------------------------------------------------------------



Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.


www.cineclubeconsciencia.blogspot.com
cineclubeconsciencia@yahoo.com.br
www.twitter.com/cineconsciencia

Nenhum comentário: