27 junho 2011

Programação de Julho de 2011



CINEMA E DIREITO

No mês de Julho, o Cineclube Consciência traz discussões dentro da temática de Cinema e Direito, começando pela inserção do autoritarismo na sociedade, como é o caso de O Leitor e Cabaret, passando para questões éticas, da criança e do adolescente, dos direitos humanos e mesmo da atuação jurídica. A programação foi feita em parceria com o professor José Rubens Demoro Almeida, pesquisador nas áreas de Direito, Cinema e Educação (grupos do UNifai e da PUC-SP), que será nosso convidado especial para os bate-papos após os dois primeiros filmes.

José Rubens Demoro Almeida é também professor de Direito (direito processual civil, teoria geral do processo e prática jurídica civil), graduado em Direito e pós graduado em Educação (formação de professores do ensino superior) pela PUC-SP.

O Consciência exibe filmes todos os sábados, às 19h, no Auditório da FATEC (ao final do texto, veja como chegar). As sessões são gratuitas e não há necessidade de reservar lugar. Depois de todos os filmes, tomamos um cafezinho e fazemos um bate-papo.



2/7: O leitor


Presença do professor e pesquisador José Rubens Demoro Almeida

Direção: Stephen Daldry
Ano: 2008
País: Estados Unidos, Alemanha
Gênero: Drama, Guerra, Romance, Thriller
Duração: 123 min. / cor
Título Original: The Reader


 


Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.


9/7: Cabaret


Presença do professor e pesquisador José Rubens Demoro Almeida

Direção: Bob Fosse
Ano: 1972
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Musical
Duração: 124 min. / cor
Título Original: Cabaret




Adaptação do livro "Goodbye to Berlin", de Christopher Isherwood. Na Berlim dos anos 30, a cantora Sally Bowles é uma das atrações do Kit Kat Club. Ela se envolve em um triângulo amoroso com Brian Roberts, um professor bissexual, e Maximillian Von Heune, um nobre alemão.



16/7: Doze homens e uma sentença


Direção: Sidney Lumet
Ano: 1957
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Policial
Duração: 96 min. / p&b
Título Original: 12 Angry Men




A maior parte do filme é ambientada em um tribunal, onde um jovem está sendo acusado de matar o próprio pai a facadas. Todas as evidências apontam para ele como o responsável pelo crime e 11 jurados estão convencidos de sua culpa. Porém, um último jurado crê na sua inocência e vai tentar convencê-los de que o jovem não deve ser condenado.


23/7: Juízo




Direção/Roteiro: Maria Augusta Ramos
País: Brasil
Ano: 2007
Duração: 90 min

 


Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares.

Todos os demais personagens de Juízo - juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares - são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.

Juízo atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistas no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o premiado Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores. Quem sabe o quê fazer?

As cenas finais de Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.


30/7: A história oficial



Direção: Luis Puenzo
Ano: 1985
País: Argentina
Gênero: Drama
Duração: 112 min. / cor
Título Original: La Historia Oficial



Na Buenos Aires dos anos 80, um casal tem uma vida tranqüila com a filha adotiva, mas a esposa passa a questionar o regime argentino após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio.



Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.




Nenhum comentário: