13 junho 2011

Sessões de 18 e 25 de junho

Verifiquem as alterações na programação

No Cineclube Consciência deste mês, serão exibidos filmes de realizadores em sua maioria da região de Jundiaí. Essa programação é sujeita a alterações, já que aceitamos contatos posteriores de produtores independentes.

Ao final de todas as sessões, haverá uma conversa com os realizadores.
O Consciência é realizado todos os sábados, às 19h, no Auditório da FATEC (ao final do texto, veja como chegar). As sessões são gratuitas e não há necessidade de reservar lugar.

18/6:   

Um rio no quintal

REALIZADORAS: Raquel Loboda Biondi (Jundiaí) e Natália Contesini (Atibaia)
DURAÇÃO: 26min
ANO: 2009

Trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de Jornalismo da Puc-SP (São Paulo). O filme também já foi exibido pela TV Cultura, no programa Campus, em agosto de 2010.

No Pantanal Sul-Matogrossense, o cotidiano e a vida de um único personagem refletem a possibilidade de histórias distintas, existentes em qualquer contexto ou lugar.

“Um rio no quintal” é a realidade de Seu Aristeu, nascido em Coxim – MS, pescador, curandeiro e pirangueiro. O documentário acompanha e registra seu modo de vida, pacato e simples, seu gosto pela roça, sua preferência pelo mato e o estranhamento pela cidade.

São características naturais diante de um ritmo e hábito não inseridos na sociedade contemporânea e justamente por isso contemplam um novo sentido, novos olhares pelo outro e por ambientes diversos.

As imagens seguem o ritmo dos afazeres de Seu Aristeu, pelas belas paisagens, pelos rios e se revelam por uma produção experimental.


25/6:  

O Parque encantado

GÊNERO: Documentário
DURAÇÃO: 65 min.
DIREÇÃO E ROTEIRO: Wagner Pereira dos Santos
MONTAGEM E EDIÇÃO: Rodrigo Tangerino
TRILHA SONORA: QG IMPERIAL
PRODUÇÃO: LESO VÍDEO FILMES

Nos últimos três anos, os alunos escola Georgina, apresentaram resultados positivos, principalmente nas manifestações culturais. Essa movimentação provocou o despertar dos gestores, coordenadores e professores da escola e o questionamento da alteridade cultural do bairro. Dessa forma, foi possível descobrir o trabalho comunitário articulado com a escola e suas potencialidades nas riquezas naturais, materiais e imateriais. Através de um resgate de memória social, os moradores antigos contam a trajetória do bairro e as manifestações que constituem suas identidades. Além de provocar uma interação maior entre educando e educador, proporciona e a valorização da história local e o respeito à diversidade.



Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.




Nenhum comentário: