28 junho 2008

Programação de Julho

05/07 - UM HOMEM COM UMA CÂMERA : Grande marco do cinema soviético do período Lenin. UM HOMEM COM UMA CÂMERA é o mais puro exemplo da ruptura total do cinema com a literatura e a dramaturgia, uma autêntica iniciação aos segredos da linguagem cinematográfica. Dziga Vertov, o artista preferido do governo soviético, criou o Kino-Pravda (Cine-Verdade) e o Kino-Glaz (Cine-Olho), novos conceitos para captação da realidade, formatada dentro de uma montagem visionária que influenciaria o cinema do Pós-Guerra. As imagens são deslumbrantes e de grande impacto visual. Sem dúvida um dos filmes mais importantes de todos os tempos. A trilha sonora é composta e conduzida pela Alloy Orchestra, seguindo as instruções escritas por Dziga Vertov.

LA JETÉE : Esta curta-metragem muito peculiar, constituída por uma sequência de imagens estáticas acompanhadas por uma narração dos acontecimentos foi a inspiração para aquele que se veio a tornar num dos grandes filmes do final do século passado: 12 macacos, de Terry Gilliam.


19/07 - ARCA RUSSA: Nos dias atuais um cineasta é misteriosamente enviado ao museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá ele encontra um diplomata francês do século XIX, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos XVIII e XXI. Foi rodado em plano-sequência único, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas do museu Hermitage, de São Petersburgo.


20/07 - NOVE RAINHAS: A história de Nove Rainhas, passada na Buenos Aires dos dias atuais, começa numa madrugada e termina na manhã do dia seguinte. Nestas 24 horas ou pouco mais, Marcos (Ricardo Darín) y Juan (Gaston Pauls), seus protagonistas, passarão pela maior aventura de suas vidas, algo que Marcos insiste em chamar de "uma oportunidade em um milhão".

Estes dois golpistas de segunda, que habitualmente "trabalhavam" por alguns poucos pesos, se conhecem por acaso numa certa madrugada e, de repente, tornam-se sócios numa negociação multimilionária envolvendo uma série falsificada de selos raríssimos, conhecidos como as "Nove Rainhas". O negócio deve ser realizado imediatamente, custe o que custar, uma vez que o milionário espanhol interessado nos selos deixará a cidade na manhã seguinte. Marcos conta com a ajuda de sua irmã, Valeria (Leticia Bredice), que trabalha no hotel onde o espanhol está hospedado, mas questões familiares pendentes azedam a relação dos irmãos.

Enquanto o veterano Marcos vai ensinando ao jovem e inexperiente Juan os segredos do ofício, eles encontram a cada passo de sua jornada inusitada outros ladrões e farsantes, numa selva onde ninguém está livre de sua pequena ou grande parcela de corrupção. Cada revelação parece esconder uma mentira; cada promessa encobre outro golpe.


26/07 - TARNATION: É um auto-retrato psicadélico de Jonathan Caoette, de 31 anos, que, desde os 11 anos, decidiu filmar a crónica caótica da sua infância numa família texana. A partir de vídeos amadores, super-8, mensagens em atendedores de chamadas, elementos da cultura pop dos anos 80, Caouette cria um retrato épico de uma família americana destroçada pela disfunção e reunida pelo poder do amor.
O filme começa em 2003, quando Caouette tem conhecimento de uma overdose da mãe. Enfrentando os fantasmas do passado, incluindo um legado de doença mental familiar, abusos e negligências, Caouette regressa a casa para ajudar na recuperação da mãe. Mergulhando em arquivos de juventude, observamos Caouette a crescer com as câmaras, forjando a sua identidade na cultura popular. Enquanto a mãe, cuja personalidade foi gravemente alterada por um tratamento de electrochoques, passa a maior parte do tempo em hospitais psiquiátricos, Caouette cresce com os avós e em lares e famílias de acolhimento. Através dos filmes de vídeo tenta exorcizar os seus traumas. Filma toda a sua existência, a sua paixão pelo cinema underground, a comédia musical e a cultura gay.
Adulto, muda-se para Nova Iorque, onde vive com o companheiro David.


27/07 - IRACEMA UMA TRANSA AMAZÔNICA: O filme é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior, que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam a menina à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão Tião Brasil Grande, negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros ( São Paulo e Rio) e pega carona com o motorista. Saem pela Transamazônica, testemunhando toda a espécie de acontecimentos e dramas que a construção da estrada impôs aos habitantes locais. Abandonada pelo motorista num bordel à beira da estrada, a jovem se vê diante de uma realidade cada vez mais chocante e decadente.

Nenhum comentário: