25 fevereiro 2013

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

MÊS DE MARÇO - 6 ANOS DO CINECLUBE CONSCIÊNCIA 
ESPECIAL: CLÁSSICOS DO CINEMA NACIONAL


No mês de Março, para homenagear o aniversário de 6 anos do Cineclube Consciência, exibiremos filmes nacionais da década de 60, uma época marcante em nosso contexto, de revoluções no comportamento, nas artes e em nosso cinema. Segue a programação.


02/03 - Os Cafajestes






















Gênero: Drama
Diretor: Ruy Guerra
Duração: 90 minutos
Ano: 1962
País: Brasil


Jovem playboy preocupado com a falta de dinheiro quando seu pai está a ponto de ir à falência, recruta um cúmplice, prometendo a este um carro se ele ajudar em seu esquema de chantagem. Eles atraem a amante do tio até uma praia deserta e a fotografam nua. O playboy planeja extorquir dinheiro de seu tio rico com as fotos, mas as coisas não acontecem como o planejado. O playboy atrai a sua prima para a mesma praia mas, sentindo-se atraído por ela, hesita em continuar com o esquema proposto. Este filme ficou famoso por mostrar o primeiro nu frontal do 
cinema brasileiro moderno.




---------------------------------------------------------------------------------------------------


09/03 - O Bandido da Luz Vermelha

Gênero: Drama
Diretor: Rógerio Sganzerla
Duração: 92 minutos
Ano: 1968
País: Brasil

Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Apelidado pela imprensa de "O Bandido da Luz Vermelha", traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. Debochado e cínico, este filme se transformou num dos marcos do cinema marginal.




-------------------------------------------------------------------------------------------------


16/03 - São Paulo S.A.

Gênero: Drama
Diretor: Luís Sérgio Person
Duração: 111 minutos
Ano: 1965
País: Brasil

Carlos (Walmor Chagas) é um jovem de classe média que se junta a um rico empresário do setor automobilístico de São Paulo. Ele é casado, tem um bom trabalho e boa vida social, mas nunca está realmente satisfeito e pretende dar uma reviravolta em sua vida. Começa a se relacionar com outras mulheres e tenta escapar de sua rotina e, principalmente, de sua cidade, mas, ao perceber que tal fato seria impossível, tenta voltar para "recomeçar". O filme traça um exímio painel da modernização e do caos proporcionados pelo "boom" industrial do final da década de 50.




---------------------------------------------------------------------------------------------------


23/09 - Terra em Transe (Sessão de Aniversário do Cineclube Consciência)

Gênero: Drama
Diretor: Glauber Rocha
Duração: 106 minutos
Ano: 1967
País: Brasil

Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação. Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para a missão. Grande clássico do Cinema Novo, o filme faz duras críticas à ditadura.




---------------------------------------------------------------------------------------------------


30/03 - Hitler III Mundo

Gênero: Cinema Marginal
Diretor: José Agrippino de Paula
Duração: 71 minutos
Ano: 1968
País: Brasil


Anárquico e Colossal! Uma obra explodindo liberdade.
Será que um Hitler conseguiria viver no Terceiro Mundo?
Por meio de contrastes severos, um Brasil escondido, pouco falado, mas gritado pelo olho de José Agrippino de Paula em uma 16mm. 
O progresso pariu a miséria e a aflição? Tudo pela televisão? Falsos profetas aparecerão?
Clandestino e surreal, aproveitem esse filme que nunca foi lançado comercialmente, e perceberão uma semelhança aterrorizante com o mundo em que vivem...


---------------------------------------------------------------------------------------



Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.

www.cineclubeconsciencia.blogspot.com
cineclubeconsciencia@yahoo.com.br 
www.twitter.com/cineconsciencia











Nenhum comentário: