05 fevereiro 2013

PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO


EM FEVEREIRO O CINECLUBE CONSCIÊNCIA, APRESENTA 3 DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS MUITO ELOGIADOS PELA CRÍTICA E PELO PÚBLICO. ESPERAMOS QUE VOCÊS GOSTEM. AS SESSÕES SÃO GRATUITAS E ACONTECEM AOS SÁBADOS, ÀS 19H, NO AUDITÓRIO DA FATEC JUNDIAÍ. APÓS A EXIBIÇÃO DOS FILMES, FAZEMOS UM PEQUENO BATE-PAPO. APAREÇAM.


09/02 - TROPICÁLIA
























Gênero: Documentário
Diretor: Marcelo Machado
Duração: 89 minutos
Ano: 2012
País: Brasil



Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país.



---------------------------------------------------------------------------------------------------


16/02 - SANTIAGO

Gênero: Documentário
Diretor: João Moreira Salles
Duração: 79 minutos
Ano: 2007
País: Brasil


Santiago começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado. As imagens de Santiago foram rodadas em 1992, mas por incapacidade do diretor em editá-las, permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, o diretor voltou a elas. Queria compreender a razão de seu insucesso. Santiago havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória, cujas idiossincrasias deixaram uma marca profunda nas lembranças da família. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 92 da edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme. Santiago é este lento processo de desvelamento, um filme sobre identidade, a memória e a própria natureza do documentário.



---------------------------------------------------------------------------------------------------


23/02 - JOGO DE CENA

Gênero: Documentário
Diretor: Eduardo Coutinho
Duração: 105 minutos
Ano: 2007
País: Brasil

Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. O que está em discussão é o caráter da representação. Neste filme, o jogo a ser jogado inclui pelo menos três camadas de representação: primeiro, personagens reais falam de sua própria vida; segundo, estas personagens se tornam modelos a desafiar atrizes; e, por fim, algumas atrizes jogam o jogo de falar de sua vida real.



--------------------------------------------------------------------------------------------------


Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada pelo local). Para chegar, de carro, ao prédio do auditório onde são realizadas as sessões, basta passar em frente ao galpão onde ficam os carros de carnaval e entrar à esquerda em uma ruazinha estreita. Em frente a esta rua fica às vezes uma placa de "proibido entrar" - não tem problema, entre assim mesmo.

www.cineclubeconsciencia.blogspot.com
cineclubeconsciencia@yahoo.com.br 
www.twitter.com/cineconsciencia




Nenhum comentário: