23 julho 2010

Balanço do Rua Livre 3 (18/7/10)

Enquanto o Rua Livre 4 não vem, vejamos como foi o 3!
(A PROGRAMAÇÃO DO 4 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL AQUI)

No dia 18 de Julho, rolou a terceira edição do Rua Livre, projeto desenvolvido pelo Cineclube Consciência com parceria do Grupo Zama (saiba mais sobre o projeto e como participar aqui). Como sempre, começamos com uma sessão de curtas e médias-metragens do Video Popular e de Rodrigo Tangerino, cineasta de Jundiaí.

O Encontro de Cultura, com o tema "Do it together – produção cultural colaborativa" foi muito produtivo, com participação especial do pessoal do Massa Coletiva, de São Carlos - SP, e mais cerca de 20 pessoas. A discussão foi bem produtiva, já que eles nos contaram um pouco de sua experiência com o Circuito Fora do Eixo e sobre ser Ponto de Cultura, e todos saíram instigados da discussão, rumo ao show do Aeromoças e Tenistas Russas. O legal é que os integrantes da banda participaram ativamente do debate, construindo o Encontro Cultural do Rua Livre. É assim que os artistas que aqui se apresentam não vão só para tocar, mas para construir um espaço de cultura juntos!

O show do Aeromoças e Tenistas Russas, uma banda instrumental de São Carlos começou com um um projeto paralelo da banda com o VJ Ocari e Dj Jovem; depois, enquanto a banda tocava seu repertório, o VJ continuou realizando projeções de imagens que formaram um elo entre o som dos caras com acontecimentos e ideologias. Enquanto isso, estava montada uma banca de camisetas e CDs que as bandas que fazem parte do Circuito Fora do Eixo levam consigo, pra divulgar o trabalho de mais e mais bandas independentes de todo o Brasil. A sensação que o pessoal da banda e do Massa Coletiva deixou no debate e depois do show foi de esperança e ânimo, porque tem muita coisa sendo feita por gente interessada em fazer cultura, que dispõe toda a sua vida pra que essas coisas tão pouco valorizadas pelo governo evoluam no Brasil.

Depois, rolou o show do Cães Ilustres, uma banda de Campo Limpo Paulista, trazendo Rock da região com qualidade! Tocaram músicas próprias e covers, e com letras inteligentes e afiadas, animaram o pessoal até o final do Rua Livre. Vale a pena conferir o MySpace deles!


E assim, mesmo sem a Rua Elias Fausto literalmente livre, pessoas interessantes e interessadas buscaram seu espaço, deram seu grito cultural em Jundiaí. O próximo RUA LIVRE é dia 15 de Agosto. Será a quarta edição de um "movimento" que está estabelecendo seu formato e achando seu lugar em Jundiaí, pra que permaneça como um lugar em que as pessoas possam sempre expor suas ideias. Vamos discutir cultura, ver a produção artística da região crescendo, cada vez mais, e vamos abrir um espaço em que possamos discutir política sem terno e gravata, política sem chatices, política de resolver os problemas que achamos em Jundiaí, dentre eles, a falta de espaços culturais. No próximo Rua Livre, Leve sua experiência, sua arte, suas ideias, sua herança cultural, sua vontade! E se você quiser expor algo, entra em contato com a gente! Não pense duas vezes: cineclubeconsciencia@yahoo.com.br

Nosso obrigado mais uma vez a quem ajudou a construir mais um Rua Livre conosco! O grupo de voluntários dispostos a ajudar na organização está crescendo, e isso é muito importante para garantir que este evento continue. Quem achar que pode contribuir de alguma maneira, com ideias, filmes, sugestões ou mesmo na organização do evento, manifeste-se!

Cineclube Consciência
& Grupo Zama

Nenhum comentário: