03 junho 2010

Programação de Junho

No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para ampliar as discussões em torno do tema, propomos para o mês de Junho uma serie de filmes que discutem e problematizam essas questões, alguns dos filmes não são explicitamente ambientais, mas foram escolhidos pois suscitam uma serie de questões problematizando o senso comum sobre o meio ambiente e inserindo o homem na discussão.
As sessões desse mês são realizadas em parceria com o Fórum Permenente do Caxambu.
As sessões são gratuitas todos os Sábados , às 19horas
Local: Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO (entrada de veículos pelo Poupatempo)

- 05/06 - ESTAMIRA

Gênero: Documentário
Direção: Marcos Prado
País/Ano: Brasil/2005
Duração: 115min

Sinopse:"Tudo que é Imaginário Tem, Existe, É" "A insanidade de Estamira é uma linguagem de defesa diante de um mundo muito mais louco que ela. A sua loucura é a narração de uma sabedoria torta de uma anomalia que a salva de uma realidade, esta sim, terrivelmente insana" - Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista. ESTAMIRA é a história de uma mulher de 63 anos que sofre distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Carismática e maternal, Dona Estamira convive com um pequeno grupo de catadores idosos num local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro.

saiba mais: www.revistacinetica.com.br/estamira.htm

- 12/06 - HOME Nosso Planeta, nossa casa

Gênero: Documentário
Direção: Yann Arthus-Bertrand
País/Ano: França/2009
Duração: 93min

Sinopse:
Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista. A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. Ao longo de uma seqüência única através de 54 países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com esse filme e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.
+
Bate-papo com o convidado especial: Paulo Franchi Dutra ambientalista membro do Fórum Permanente do Caxambu

Nenhum comentário: