O Cineclube apresenta no mês de setembro um ciclo com filmes franceses, comemorando os 50 anos da Novelle Vague e integrando as atividade do ano da França no Brasil.
Iniciaremos com dois filmes pertencentes a novelle vague um de cada um dos mais importante realizadores do período, Truffaut e Godard, que influenciaram e influenciam o cinema ate os dias de hoje. E seguiremos com dois filmes contemporâneos. A Nouvelle Vague representou uma linha evolutiva para a linguagem, lançando uma nova maneira de olhar o mundo, uma modernização temática, procedimentos inovadores na maneira de articular a narrativa cinematográfica, além de uma alteração importante no sistema de produção. Saiba mais sobre o movimento: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3472772-EI11347,00-anos+da+iNouvelle+Vaguei+Parte.html
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3504303-EI11347,00-anos+da+Nouvelle+Vague+Parte.html
05/09 – OS IMCONPREENDIDOS
Direção: François Truffaut
Gênero: Drama
País/Ano: França/1959
Duração: 99 minutos
Sinopse: Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.
12/09 – ACOSSADO
Direção: Jean-Luc Godard
Gênero: Drama
País/Ano: França/1959
Duração: 86 minutos
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.
Mais informações:http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2184
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=1459
Nenhum comentário:
Postar um comentário