20 julho 2009

Sessão do centenáro do poeta Patativa do Assaré

O Cineclube exibe nesse sábado, às 19 horas,filme inédito sobre um dos maiores poetas populares brasileiros. Exatamente no momento em que se comemora o centenário do poeta, compositor e ícone da cultura popular brasileira Patativa do Assaré (nascido em 5 de março de 1909), a Cariri Filmes e a Iluminura Filmes lançam o premiado documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, de Rosemberg Cariri. Resultado de mais de 100 horas de gravações e filmagens realizadas num período de 27 anos, o filme é um importante e necessário documento da nossa cultura.
Patativa do Assaré participou de importantes momentos políticos brasileiros: Ligas Camponesas, resistência à ditadura militar, campanha pela Anistia e pelas Diretas Já. Na area cultural, foi homenageado pela Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) em 1979 e participou ainda dos principais movimentos culturais do seu tempo: Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, Festivais de Música Popular Brasileira, Grupo de Arte Por Exemplo, Movimento Nação Cariri e Encontro das Culturas Populares do Nordeste, entre tantos outros.

A partir de 1970, Patativa do Assaré passou a simbolizar para os jovens nordestinos uma voz da resistência e das lutas democráticas. A cultura popular nordestina é uma cultura diversificada, rica e universal ao mesmo tempo e é inesgotável fonte de renovação para os mais importantes movimentos culturais e artísticos do País. Escritores, poetas, artistas e pensadores de todo o país tem obras fertilizadas com os signos da cultura nordestina. Como exemplo maior da força comunicativa e social da nossa poesia popular, temos Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares brasileiros de todos os tempos.

Essa sessão é parte do Projeto Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual" promovido pelo CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros). A sessão com os filmes “Patativa do Assaré: Ave Poesia” e "Chama Verequete" estaram sendo exibidas nacionalmente entre os meses julho, agosto e setembro com os direitos de exibição disponibilizados gratuitamentes pelos respectivos diretores.

"Patativa do Assaré - Ave Poesia"

Título Original: Patativa do Assaré - Ave Poesia
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 84 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2009
Estúdio: Cariri Filmes / Iluminura Filmes
Distribuição:
Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro: Rosemberg Cariry
Produção: Petrus Cariry e Teta Maia
Música: Patativa do Assaré, Fagner, Fausto Nilo, Mário Mesquita, Ricardo Bezerra, Pingo de Fortaleza e irmãos Aniceto
Fotografia: Jackson Bantim, Ronaldo Nunes, Beto Bola, Kin, Rivelino Mourão, Luiz Carlos Salatiel e Fernando Garcia
Edição: Rosemberg Cariry

Sinopse: O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.

2 comentários:

ALLAMO VERICIO disse...

gostaria de saber como posso ver esse filme pois nao entendi muito bem quando e onde poderei ver esse documentario.

Cineclube Consciência disse...

A sessão do Patativa do Assaré, será no sábado , dia 25, às 19horas. No espaço de exibição do cineclube consciência. Rua prudente de morais , 843 , na cede do sindicato dos bancários.
A sessão é gratuita!