28 abril 2009

Programação de Maio

1º de maio é o dia internacional do trabalhador e para não perder de vista a importância histórica, social e cultural desta data o cineclube reservou o mês para tratar do assunto, com filmes clássicos e atuais que colocam em foco o trabalhador.

02/ 05 - Germinal
Direção:Claude Berri
Gênero:Drama
País/Ano: Frnaça, Inglaterra/ 1993
Duração: 160 minutos

Sinopse:
Baseada no clássico de mesmo nome de Émile Zola, a trama conta a história das pessoas que trabalham em minas de carvão. A revolta começa quando os salários são diminuídos, mesmo frente às péssimas condições de trabalho oferecidas. Quem traz a tona essa indignação é Etienne, em contraposição à família Meheu, que depende única e exclusivamente do trabalho no local. "Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões; nesse período alguns países passavam a integrar o seleto conjunto de nações industrializadas ao lado da pioneira Inglaterra, entre os quais a França, palco das ações descritas no romance e representadas no filme.


09/ 05 - Eles não usam Black-Tie
Direção: Leon Hirszman
Gênero: Drama
País/Ano: Brasil/ 1981
Duração: 135 minutos

Sinopse:
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar. Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, um clássico da dramaturgia brasileira, "Eles Não Usam Black-Tie" é um excelente filme.


- Em breve a programação dos próximos sábados

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pessoal do CineClube

Como é meu primeiro contato, por favor, sobre o dia 9 de maio (o filme Eles Não Usam Black Tie) foi objeto de uma Resenha que fiz na Pós-Graduação.

Gostaria de assistí-lo novamente.
Favor informar o horário e o local da apresentação, a dinâmica dos debates....

No aguardo
(e-mail d.orlato@terra.com.br)

DURVAL ORLATO

Henrique Parra Parra Filho disse...

Como o Regimento Interno da Casa de Leis não permite participação popular durante as sessões ordinárias, aos gritos, Priscila Aparecida Nascimento Carneiro, que não tem o dedo mínimo em uma das mãos, reclamou de supostas irregularidades em concurso público realizado pela Guarda Municipal em Jundiaí.
Priscila foi retirada do auditório por uma guarda municipal.


Publicamos mais detalhes em "http://votoconsciente-jundiai.blogspot.com/"

Avalie a importância desse caso não apenas em si, mas também por ser o indicador da Câmara que temos em Jundiaí.

Precisamos fazer inúmeras perguntas aos vereadores, repudiar essa postura e cobrar mudanças.

1-É proibido falar na Câmara?
2-Nós temos voz ali?
3-Por que não existe Tribuna Livre?

há tantas outras questões como a mudança do horário das sessões e audiências etc.

Queria pedir sua ajuda como blogueiro, repercutindo esse triste caso para, quem sabe, conseguirmos provocar o debate e as mudanças necessárias.

Um abraço,
henrique

SALEROSA - ECOS DO JAPI disse...

Ola!

Recebi sua mensagem sobre o tema ambiental que deseja difundir no cineclube, respondi, mas com algumas falhas nos cabos das redes e os serviços cauticos q as operadoras prestam, não sei se vc recebeu.

Estou programando-me para prestigiar o cineclube amanhã, ai podemos conversar.

Ecoabraços
Patrícia