16 novembro 2008

Programação de Novembro (Continuação)

Dando Continuidade ao especial sobre CUBA:
sessões sempre às 18horas

22/11 –
Buena Vista Social Club

Direção: Win Wenders
Gênero: Documentário
País / Ano:
EUA / 1999
Duração: 101 minutos

Sinopse: Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi à Cuba gravar um cd com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. Mostra ainda momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios músicos onde eles se sentem mais à vontade: Havana.


29/11 – Suite Havana

Direção: Fernando Pérez
Gênero: Documentário
País / Ano:
Cuba/ 2003
Duração: 84 minutos

Sinopse: Uma diversidade de rostos e lugares misturam-se às histórias de várias figuras anônimas neste documentário musical sobre Havana, capital cubana. Cada uma das pessoas representa a curiosa multiplicidade dos grupos sociais que vivem hoje na cidade. Os dez personagens reais representam na película as suas próprias vidas sem entrevistas, diálogos ou narração. Um jovem bailarino, uma senhora vendedora de amendoins, uma criança com síndrome de Down, um médico que sonha em ser ator, entre outros. No final, cada um dos protagonistas é apresentado com seu nome, idade e sonhos, num panorama da cidade onde um dia é sempre igual ao outro, com poucas diferenças. As profissões, os costumes, os ritos e as idiossincrasias de um povo que exibe alegria, apesar de todos os problemas.

+ Curta-Metragem:

- Saudações, Cubanos

Direção: Agnès Varda
País / Ano: França / 1963
Duração: 30 minutos

Sinopse: Agnès Varda traz de Cuba mil e oitocentas fotos em preto e branco, e faz com elas um documentário didático e divertido. Fidel e os músicos, socialismo e chá-chá-chá.
Agnès Varda realizou após sua visita à Cuba no décimo aniversário do início da revolução, ao lado de Joris Ivens, Chris Marker e Alain Resnais (que aparecem na abertura). O filme apresenta uma visão romântica e esperançosa sobre o país e a revolução. É narrado de maneira bem humorada e a montagem é toda feita, com exceção da introdução, a partir do material fotográfico.
Pomba de Prata no Festival de Leipzig

Mais informações: http://fotoejornalismo.blogspot.com/2006/08/uma-recuperadora-de-imagens-agner-varda.html

Nenhum comentário: