Conversa em 3 atos
(um outro jeito de criar, saber e conversar com o público)
* "Eu disse em algum lugar que não era bastante ouvir música, mas que ela também devia ser vista." (Stravinsky). Nós optamos por: é preciso enxergar a música; enxergar a poesia, apalpar as palavras e tocar a imagem com a mão, manipulá-la como se manipula a argila e despir-se do que mitifica a arte e a separa da maioria das pessoas.
Palestra? Debate? Performance? Happening? Workshop? Pode ser tudo isso... Talvez. CONVERSA quer um espaço de aproximação e desmitificação da arte e do artista a partir da literatura, do audiovisual e da música; um espaço para comunhão entre artista e público.
Leitura de poemas e execução de música dos artistas envolvidos, e também convite aos participantes para criarem ou recitarem um poema ou música de sua preferência, lá na hora, no ato do evento. Registro, em vídeo digital, das atividades propostas, sob o olhar dos participantes da CONVERSA; exibição dos filmes de curta-metragem ISABEL E O CACHORRO FLAUTISTA de Christian Saghaard
Além de Igor Stravinsky que inspira a trilha sonora, e do cinema que tinge de luz o encontro, contaremos com presenças na CONVERSA de escritores brasileiros nada, ou mais ou menos conhecidos como: Pedro Kilkerry, Gonçalves Dias, Joaquim de Sousa Andrade - Sousândrade e Machado de Assis; ainda, na CONVERSA dois ícones da literatura mundial, de dois mundos distintos, em quase todos os sentidos, o poeta do futurismo russo, Vladimir Maiakovski, e o norte-americano Ezra Pound.
Assim a idéia se aproxima de uma pequena mostra de arte; do cinema, passando pela poesia à música, cujas características de um workshop já sinalizam a tentativa de um diálogo mais estreito com o público antes mesmo de ele se inscrever para esse encontro.
*STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 lições. 1ª ed. . Jorge Zahar Editor, 1996. 127p.
FACILITADORES
Cacá Mendes, escritor e audiovisualista ( sua versão para cineclubista - sujeito que gosta de assistir filmes em conjunto com outras pessoas e conversar sobre; alguns gostam até de produzir e dirigir filmes, que é também seu caso), nascido
EDSON TOBINAGA, músico violonista, com 25 anos de atividade artística e pedagógica; arranjador e compositor de trilhas para peças de teatro; premiado no 1.º Concurso Nacional de Composição SINFONIA CULTURA – SBMC (Sociedade Brasileira de Música Contemporânea), realizado em 2000. O concerto de premiação foi registrado no CD PREMIÈRES Sinfonia Cultura (http://www.lojaclassicos.com.br/detalhe.asp?isbbn=005533&cat=01) pelo selo Paulus em setembro de 2001.
Ficha Técnica
Concepção e
Participações: Cacá Mendes e Edson Tobinaga
Participação dos filmes de curta metragem:
ISABEL E O CACHORRO FLAUTISTA de Christian Saghaard
e NÃO SÃO ANJOS OS QUE COMEM COM DEUS de João Luiz de Brito Neto e Cacá Mendes
Olhar Cúmplice: Risomar Fasanaro
Produção Executiva: Antônio Carlos Fernandes
Produção: Motiva Produções e Eventos
Duração: 4 horas – com um intervalo
Lotação: até 60 pessoas
Não são Anjos os que Comem com Deus http://www.youtube.com/results?search_query=N%C3%A3o+S%C3%A3o+Anjos+os+que+comem+com+Deus&search_type=&aq=f
Bibliografia
STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 lições. 1ª ed. Jorge Zahar Editor, 1996. 127p.
POUND, Ezra. A arte da poesia Ensaios de Ezra Pound. 1ª ed. Editora Cultrix, 1976.164p.
POUND, Ezra. Abc da Literatura. 1ª ed. Editora Cultrix, 89/90.218p.
MAIAKOVSKI, Vladímir. Antologia poética. 2ª ed. Editora Leitura, 1956. 215p
MAIAKOVSKI, Vladímir. Maiakovski y El Cine. 2ª ed. Editora Tusquets, 1974. 151p
2 comentários:
Atualmente o cineasta/cineclubista João Luiz de Brito Neto produz um curta metragem digital entitulado BOTINAS NO ELEVADOR, com Edson Araújo Lima.
www.botinasnoelevador.blogspot.com
Queridos,
Parabéns pelo blog.
Comunico que o blog do nosso filme BOTINAS NO ELEVADOR é na verdade:
www.botinasnoelevadorofilme.blogspot.com
ABRAÇOS!
Postar um comentário