02 junho 2008

Programação de Junho

07/06 - A Excêntrica Família de Antonia

No Brasil este filme ficou famoso como “o filme que tirou o Oscar de O Quatrilho”, que rendeu uma indicação após mais de quarenta anos de ausência na festa, desde O Pagador de Promessas, na década de 60. Trata-se de uma comédia descontraída e liberal sobre três gerações de mulheres que marcam a vida de Antonia. É considerada uma fábula existencial sobre as mulheres e um forte elogio a individualidade. Ganhou também o Bafta na categoria filme estrangeiro.

14/06 - O Círculo

O filme fala sobre a condição feminina num país árabe. Ganhou o Leão de Ouro, o Prêmio da Crítica, Da Ocic e Unicef no Festival de Veneza. Filmado com câmera na mão, que persegue os personagens pelas ruas. “Isso não vale apenas para um tipo de mulher, mas para todas. Como se cada mulher pudesse substituir a outra, em um círculo que as torna iguais”, disse o diretor Jafar Panahi. Foi proibido pelo governo do Irã.

21/06 - Casa de Areia

Dirigido por Andrucha Waddington, autor de Eu, Tu, Eles e marido de Fernanda Torres, Casa de Areia é certamente um drama alegórico, até mesmo uma parábola. A história, sobre duas mulheres presas num areal, tem haver com o grande filme japonês A Mulher de Areia, de Teshigahara, sobre um homem preso num ambiente parecido e tendo de lutar para não ser engolido pelas dunas. Abordando gerações, Fernada Torres e sua mãe de verdade, Fernanda Montenegro, alternam os papéis o tempo todo, construindo um clima amargo da luta humana contra seu próprio meio e condição.

28/06 - As Horas

Três vidas, em três décadas diferentes, são mostradas em apenas um dia. Três mulheres em três situações complicadas. Vencedor do Oscar de melhor atriz para Nicole Kidman (usando um nariz postiço) e melhor filme de drama no Globo de Ouro, As Horas reúne três das melhores atrizes do mercado americano na ativa: Meryl Streep, Julianne Moore e Kidman. Entre os coadjuvantes estão Ed Harris, como um escritor morrendo de Aids, e Allison Janney (do recente Juno), como a companheira de Streep.
Michael Cunningham ganhou o prêmio Pulitzer em 1998 pelo livro que deu origem ao filme, com o mesmo título. Das três personagens, uma é a famosa escritora Virginia Woolf, escrevendo sua obra Mrs. Dalloway. O diretor, Stephen Daldry, havia dirigido antes Billy Elliott, entrando menos em assuntos polêmicos como aqui e se voltando mais a família. As Horas ganhou o Urso de Ouro triplo em Berlim para suas atrizes principais.

Por Rafael do Amaral Reis

Nenhum comentário: