03 outubro 2011

CINECLUBE CONSCIÊNCIA É DESTAQUE NO BLOG REDATOR ON LINE DE CAMPINAS

Sessão Bollywood

Posted on setembro 30, 2011 by 

cineclube

Cinema Indiano é tema do Projeto Cineclube em Jundiaí.
Pedro H. Paschoetti (pedrohenriquepn@gmail.com) 
O Projeto Cineclube na Cidade trouxe, em setembro, um pouco do cinema indiano para Jundiaí-SP. Criado há dois anos através do Cineclube Consciência, coletivo de jovens interessados na difusão da Sétima Arte, o projeto desenvolve um tema diferente a cada mês, oferecendo discussões e reflexões sobre as temáticas.
A coordenadora do Cineclube Consciência e produtora do projeto em Jundiaí, Vânia Feitosa, justifica que a escolha pelas produções indianas surgiu quando acompanhou, em São Paulo, o projeto Cine Índia, realizado pela ONG Centro Cineclubista de São Paulo, da qual é diretora. “A cada sessão via que o público, além de aumentar, também se tornava fiel. Então eu me perguntava: qual o segredo? Depois que assisti a Três idiotas entendi o fenômeno. São filmes que tem muito a mostrar, tem bom roteiro, belas imagens, música, dança, histórias envolventes e os atores são muito bons, expressivos.”
Oposto ao que se pode pré-estabelecer pelo senso comum, as grandes produções cinematográficas indianas dispõem de alta tecnologia, variedade de efeitos especiais e equipamentos de qualidade durável, tal qual uma produção comercial convencional. A divergência quanto ao cinema tradicional hollywoodiano, para Vânia, se dá em relação à qualidade do roteiro e envolvimento dos atores, já que os filmes indianos exploram mais a dramaticidade dos profissionais e o sentimento humano.
Vânia Feitosa, produtora do Projeto Cineclube na Cidade.
O primeiro longa-metragem exibido pelo Projeto em setembro foi justamente Três idiotas, do diretor Rajkumar Hirani, lançado em dezembro de 2009. O filme bateu todos os recordes de bilheteria da história do cinema na Índia em menos de um mês de exibição, tanto em arrecadação como em número de salas ocupadas. Ele mostra a história de três colegas de engenharia que vivem dramas quanto ao futuro profissional e ao modelo de ensino da Universidade, retratado pelo constante conflito com o reitor. Por trazer à tona a problemática que envolve o ensino superior no país, Três Idiotas causou importante identificação com a população indiana, sobretudo, os estudantes de engenharia, que representam um dos maiores percentuais do mundo, quando grande parte, no entanto, ingressa contra a vontade própria.
Outro longa-metragem exibido pelo Projeto Cineclube em Jundiaí foi a coprodução Brasil-ÍndiaBollywood Dream, da diretora Beatriz Seigner. Na história, o pólo cinematográfico indiano Bollywood é alvo de três atrizes brasileiras aspirantes. Mas uma vez que chegam à Índia, seus sonhos e perspectivas começam a modificar, devido à gradativa absorção da cultura local. A relação entre Ocidente e Oriente recorrente no filme é a maneira que a roteirista Beatriz Seigner se utiliza para “aproximar estes dois países através de suas culturas e paixão pelo Cinema.”.
Vânia recebeu o produtor do Cine Índia, Ibirá Machado, e a diretora de Bollywood Dream, Beatriz Seigner, em sessão que exibiu o filme.
O Projeto Cineclube na Cidade já apresentou os temas “Cinema Nacional dos anos 80”, “Ciclo de Cinema Baiano” e “Música e Cinema” (representada pela Chanchada). O critério de escolha para um assunto do Projeto geralmente tem a ver com o mês ou o contexto do momento, que justifica, por exemplo, a escolha de animações infantis para outubro, mês das crianças e também do dia internacional da Animação. A diretora explica que o objetivo é levar ao público assuntos até então pouco discutidos, viabilizando reflexões e debates. “Onde as pessoas poderão assistir a esses filmes? Não são distribuídos no país. Nas salas de cinema comercial só temos filmes americanos, em sua grande maioria.”, questiona Vânia.

Trailer da coprodução Brasil-Índia, Bollywood Dream
Programação do Cineclube Consciência no site:

Nenhum comentário: