26 setembro 2011

MÊS DE OUTUBRO, MÊS DO TERROR NO CINECLUBE CONCIÊNCIA

O Cineclube Consciência em parceria com o Cinergia da Leso Vídeo apresenta esse mês o CICLO CINCO – TERROR, TERRIR e GORE
Sábados quinzenalmente na FATEC, 19h, gratuito
 
O gênero Terror no Brasil, ainda é pouco explorado e é um dos que mais permite transformações de conteúdo e forma. Ainda no começo dos anos sessenta, concomitantemente à Revolução do Cinema Novo, nasce Zé do Caixão, um personagem místico, urbano e sádico. Essas características perturbam até hoje os lares e as mentes dos mais tradicionalistas. Os filmes TERRIR, termo cunhado pelo cineasta Ivan Cardoso, referindo-se à soma de terror e sorrir e o Movimento Gore, que se caracteriza pela “sangueira” exagerada e estética de mal gosto. Esse traçado histórico também esclarece muito sobre a nossa cultura fílmica.
No mês de outubro exibiremos três clássicos de terror nacional e discutiremos a temática pouco explorada em nosso cinema.
 

01/10
ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADAVER
(DIREÇÃO: JOSÉ MOJICA MARINS - 1967 - 108' - Terror)
Sinopse: Zé do Caixão ainda está em busca da mulher perfeita para dar a luz ao seu filho, e, com a ficha limpa pelos crimes cometidos no passado no primeiro filme (À Meia-Noite Levarei Tua Alma), continua aterrorizando a população de sua pequena cidade com suas sádicas e iconoclastas práticas.
 
 
15/10
O ESCORPIÃO ESCARLATE
(DIREÇÃO: IVAN CARDOSO- 1990- 83' - Terror)
Sinopse: No início dos anos 1960, o seriado radiofônico "As Aventuras do Anjo" faz sucesso com o personagem O Escorpião Escarlate, um misterioso vilão que tem como arquiinimigo o Anjo, jovem playboy que auxilia a lei. Um dia a namorada do Anjo, a jornalista Dóris, é raptada pelo Escorpião Escarlate a mando da sádica Madame Ming. Tudo não passa de fantasia, mas a jovem ouvinte Glória Campos é tão fanática que leva a sério e mistura a realidade com a ficção criada pelo autor do seriado.



29/10 
ZOMBIE
(DIREÇÃO: PETTER BAIESTORF - 1995 - 47' - Gore)
Sinopse: Um casal  de ecologistas chega a uma ilha “deserta”  e logo descobre que o lugar não é tão deserto quanto imaginavam. Nojentos zumbis os esperam, e esse casal terá que lutar por sua sobrevivência nesse local.





Nenhum comentário: