21 junho 2010

Programação: Julho de 2010

"Questões Brasileiras"

Este mês foram selecionados filmes sobre diversos pontos importantes e por vezes polêmicos da nossa sociedade brasileira: a língua portuguesa, a questão indígena, a questão da globalização, da prostituição e da migração. Ao mesmo tempo, aproveitamos para homenagear, de certa forma, José Saramago, Nobel de Literatura falecido em 18.06.10. Há dois filmes com depoimentos seus: “Língua – Vidas em Português” e “Encontro com Milton Santos”. Não são uma homenagem direta, mas ambos os filmes têm falas importantes do autor português, sempre ativo nas questões políticas e filosóficas mundiais.

03/07 – “Língua – Vidas em Português”

Livre para todas as idades
lançamento: 2004 (Brasil) (Portugal)
direção: Victor Lopes
atores: Mia Couto , José Saramago , Martinho da Vila , João Ubaldo Ribeiro , Teresa Salgueiro
duração: 105 min
gênero: Documentário

Todo dia duzentas milhões de pessoas levam suas vidas em português. Fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdianas, portuguesas, guineenses. Novas línguas mestiças, temperadas por melodias de todos os continentes, habitadas por deuses muito mais antigos e que ela acolhe como filhos. Língua da qual povos colonizados se apropriaram e que devolvem agora, reinventada. Língua que novos e velhos imigrantes levam consigo para dizer certas coisas que nas outras não cabe.
(veja mais: http://www.adorocinema.com/filmes/lingua)


10/07 – “Terra Vermelha”

Não recomendada para menores de 10 anos
titulo original: BirdWatchers
lançamento: 2008 (Brasil/Itália)
direção: Marco Bechis
duração: 99 min
gênero: drama

No Mato Grosso do Sul, a comunidade indígena Guarani-Kaiowá luta para retomar suas terras ocupadas por fazendeiros. A perda das origens e do universo sagrado seduz os jovens ao suicídio. Durante uma retomada, Osvaldo, um jovem kaiowá, vive um improvável encontro com a filha do fazendeiro.
(veja mais: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=19150)


17/07 “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá”

Não recomendada para menores de 10 (dez) anos
gênero:Documentário (Brasil)
duração:01 hs 29 min
ano de lançamento:2007
direção: Sílvio Tendler

(Também contém um discurso de José Saramago sobre a questão da democracia!) Quando o mundo estava pautado pelo pensamento único da globalização o professor Milton Santos foi a voz discordante denunciando as perversidades do que chamou de globalitarismo, sistema econômico que provoca a concentração de riqueza entre os ricos e que distribui mais pobrezas para os desfavorecidos. O filme Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá apresenta a última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo do sul saqueado, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade. Imperdível!



24/07 “O céu de Suely”



Não recomendada para menores de 16 anos
gênero:Drama (Brasil)
duração:01 hs 28 min
ano de lançamento:2006
site oficial:http://www.oceudesuely.com.br
estúdio:Videofilmes / Celluloid Dreams / Shotgun Pictures
distribuidora:VideoFilmes
direção: Karim Aïnouz

Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho, Mateuzinho, e aguarda para daqui a algumas semanas a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Porém o tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Querendo deixar o lugar de qualquer forma, Hermila tem uma idéia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar nova vida.
(veja mais: http://www.adorocinema.com/filmes/ceu-de-suely/)


31/07Escolha do Público

Na última sessão do mês, o público propõe o filme que quiser assistir, dentro do tema: "filmes que mudaram minha vida". Esse mês, o frequentador do Cineclube Consciência a indicar foi o Marcelo. Para as próximas sessões com esse tema, indique o seu e chame seus amigos pra finalmente conhecerem aquele filme que você sempre falou!

"Medo e delirio em Las vegas"

Inadequado para menores de 18 anos
título original:Fear and Loathing in Las Vegas
gênero:Drama
duração:01 hs 58 min
ano de lançamento:1998
distribuidora:Universal Pictures / UIP
direção: Terry Gilliam

Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.
(saiba mais: http://www.adorocinema.com/filmes/medo-e-delirio/)

Nenhum comentário: