22 março 2010

Programação de Abril

No mês de abril os filmes estão reunidos em torno do gênero Ficção Científica, serão filmes de diversos países e épocas.
Ainda nesse mês contaremos com um convidado especial para o bate-papo: Hildon Vital de Melo, graduando em Filosofia na UNIFESP estará presente no dia 10/04 e aprofundara as questões levantadas pelo filme Brazil.
Nesse mês abrimos para o publico participar escolhendo um filme entre 3 clássicos da ficção cientifica para ser exibido na ultima sessão do mês. Participem!!!!!!
As sessões são gratuitas, com inicio as 19horas no auditório da FATEC, localizado no prédio da administração ao lado do POUPATEMPO.

Endereço: Auditório FATEC - Av. União dos Ferroviários, 1760 Jundiaí/SP, prédio ao lado do POUPATEMPO


03/04- O Dorminhoco
Direção: Woody Allen
Gênero: Comédia / Ficção Científica
País/Ano: EUA/ 1973
Duração: 88 minutos
Sinopse: Um saxofonista (Woody Allen) que foi congelado em 1973 é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente, que tenta derrubar o governo opressor. No entanto, ele quer conhecer este novo mundo mas as inúmeras modificações ocorridas nestes dois séculos o coloca em diversas confusões.
+
Curta-metragem: Viagem à Lua, de Georges Méliès (8 min)
Aclamado por muitos como o primeiro filme de ficção cientifica, é sem duvida um marco no cinema. O Filme, realizado em 1902, apenas sete anos apos a sessão dos irmãos Lumiêre, datada como marco do inicio do cinema, o filme conta com variados efeitos especiais, animações e uma historia interessantíssima que colocou Georges Méliès como o pai do cinema de ficção.


10/04 - Brazil
Direção: Terry Gilliam
Gênero: Ficção Científica
País/Ano: Inglaterra/1985
Duração: 131 minutos
Sinopse: Em um futuro caótico e perturbador, uma cidade inteira é monitorada através de computadores e leis burocráticas ao extremo. É nesse infeliz mundo que Sam Lowry se apaixona por Jill, uma terrorista local.
+
BATE - PAPO com convidado especial:
Hildon Vital de Melo, graduando em Filosofia pela Unifesp

17/04 - O Fantasma do Futuro
Direção: Mamoru Oshî
Gênero: Animação / Ficção Científica
País/Ano: Japão, Inglaterra / 1995
Duração: 82 minutos
Sinopse: Governo japonês cria uma unidade de serviço secreto chamado Esquadrão Shell, que é liderada pela Major Motoko, uma agente cibernética. A equipe descobre falcatruas do governo e este tenta acabar com o Esquadrão Shell.
+
Curta-metragem: La Jetée, de Chris Marker (28 min/1962)

Sinopse: “Esta é a história de um homem marcado por uma imagem de infância. A cena que o perturbou por sua violência, e cujo significado compreenderia apenas muito mais tarde, ocorreu na plataforma principal do aeroporto de Orly, alguns anos antes do início da III Guerra Mundial”.
Confira o artigo "La Jetée: a memória interior no tempo" em: www.ufscar.br/rua/site/?p=1559


24/04 - Escolha do Publico: Na ultima sessão do mês o publico pode escolher entre 3 clássicos da ficção cientifica : 2001 Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, ou Metrópolis, de Fritz Lang ou Blade Runner, O Caçador de Androides, de Ridley Scott
De seu voto nas sessões ou através do nosso email: cineclubeconsciencia@yahoo.com.br


2001: Uma Odisséia no Espaço
Direção: Stanley Kubrick
Gênero: Ficção Científica
País/Ano: EUA/ 1968
Duração: 149 minutos
Sinopse: Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

ou

Metrópolis
Direção: Fritz Lang
Gênero: Ficção Científica
País/Ano: Alemanha/ 1927
Duração: 100 minutos
Sinopse: Metrópolis, ano de 2026. Os seres humanos foram divididos em duas castas: os intelectuais, que moram na superfície, e os operários, que vivem nos subterrâneos da cidade e fazem todo o trabalho duro para que ela funcione. A divisão, porém, é estremecida quando o filho do prefeito desce aos subterrâneos e acaba se apaixonando por Maria, uma operária que tenta liderar seus companheiros contra os maus tratos a que são submetidos.

ou

Blade Runner, o Caçador de Androides
Direção: Ridley Scott
Gênero: Ficção Científica
País/Ano: EUA/ 1982
Duração: 118 minutos
Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.

Nenhum comentário: