02 junho 2009

Programação de Junho

Em junho, mais precisamente no dia 5, teremos o dia mundial do meio-ambiente. Para lembrar o dia e levantar discussões em torno do assunto o cineclube programou para o mês uma serie de filmes.
E com o intuito de ampliar o olhar sobre o tema, a programação percorrerá desde filmes mais militantes ate filmes autorais de grande importância cinematográfica, começando com uma sessão de curtas-metragens abordando os mais variados aspectos da problemática ambiental e terminamos com o filme Stalker, que apesar de fugir de certa forma do tema, é uma obra de arte que levanta variadas questões sobre o homem, suas relações com o planeta e consigo mesmo.


Sábados, às 19horas. Entrada gratuita


06/06 - Sessão de Curtas-metragens

Variados filmes de lugares diferentes cada um com o seu olhar sobre o meio-ambiente e suas problemáticas. Entre eles clássicos como o Ilha das Flores, de Jorge Furtado. Duração aproximada de 90 minutos


07/06- Sessão Especial, confira no site


13/06 - O Mundo Segundo a Monsanto

Direção: Marie-Monique Robin
Gênero: Documentário
País/Ano: França/ 2008
Duração: 109 minutos
Sinopse: O filme desvenda as ações da empresa de biotecnologia Monsanto, mostrando um lado da história que a sociedade ignora, já que a grande imprensa também o faz.
Contrabando de sementes. Manipulação de dados científicos. Suicídio por ingestão de herbicidas. Propostas de suborno a entidades sanitárias reguladoras.
Todos esses fatos chocaram o público europeu quando a jornalista francesa Marie-Monique Robin exibiu, no início do ano, um documentário, resultado de três anos de pesquisas em diversos países, entre os quais o Brasil, em que traça a história da Monsanto, empresa norte-americana fabricante de organismos geneticamente modificados (OGMs).


20/06 - Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio


Direção: Godfrey Reggio
Gênero: Documentário
País/Ano: EUA/ 1982
Duração: 87 minutos
Sinopse: O diretor GodFrey Reggio filmou em locações por todos os EUA em busca de cenas da natureza ou espaços com intervenções do homem que mostrem desequilíbrio. Em imagens arrebatadoras, em câmara lenta ou acelerada, Reggio desfila um admirável mundo novo, sem qualquer diálogo, que é comentado de forma inesperável pela trilha sonora do compositor Philip Glass. Koyaanisqatsi contrasta a tranqüila beleza da natureza com o frenesi da sociedade urbana contemporânea. Reunindo imagens de tirar o fôlego a uma premiada e eloqüente trilha sonora, é um trabalho "original e fascinante" (People) - "um dos maiores filmes de todos os tempos" (Uncut).


27/06 - Stalker


Direção: Andrei Tarkovsky
Gênero: Ficção Científica/Suspense
País/Ano: União Soviética / 1979
Duração: 163 minutos
Sinopse: Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm corajem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.

mais: http://www.contracampo.com.br/61/stalker.htm

Nenhum comentário: