28 outubro 2008

Programação de Novembro

No mês de novembro o Cineclube Consciência apresenta uma serie de filmes sobre CUBA, um país Latino Americano que desperta a curiosidade e possui uma grande importância política, social e histórica na América Latina. No cinema não é diferente, Cuba produziu importantes filmes que repercutem até os dias de hoje, em destaque está o cineasta Tomás Gutiérrez Alea que celebra, em 2008, 40 anos do clássico Memórias do Subdesenvolvimento. Então abrindo nosso mês:
sempre às 18horas

01/11 –
Memórias do Subdesenvolvimento

Direção: Tomás Gutiérrez Alea
Gênero: Drama
País / Ano:
Cuba / 1968
Duração:
97 minutos

Sinopse: Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60, Memórias do Subdesenvolvimento é considerado um clássico do cinema latino-americano. O mestre Tomás Gutiérrez Alea oferece um olhar ao mesmo tempo carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução de Fidel Castro, narrado pelos olhos de Sérgio, um homem que aos 38 anos se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais resolvem migrar para os Estados Unidos. Ao acompanhar Sérgio, o espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com habilidade recursos da ficção e do documentário.

Mais informações: http://xikino.wordpress.com/2008/06/30/memorias-do-subdesenvolvimento-e-tomas-gutierrez-alea-em-foco-no-festival-latino-americano-de-sp/

http://www.abralic.org.br/enc2007/anais/15/438.pdf

http://blog.estadao.com.br/blog/zanin/?title=cuba_e_memorias_do_subdesenvolvimento&more=1&c=1&tb=1&pb=1


08/11 –
Morango e Chocolate

Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabió
Gênero: Drama
País / Ano:
Cuba, México e Espanha / 1994
Duração:
105 minutos

Sinopse: Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, sendo o primeiro filme cubano indicado ao Oscar® de melhor filme estrangeiro, Morango e Chocolate é um dos grandes filmes da década de 90. Em parceria com Juan Carlos Tabío, o mestre Tomás Gutiérrez Alea (Guantanamera) aborda, com talento e sensibilidade, temas como tolerância e discriminação.
Cuba, 1979. David, um jovem universitário e militante comunista, conhece Diego, um professor homossexual. Entre os dois, nasce uma amizade que enfrentará os preconceitos da sociedade e do regime cubano.

+ BAte PaPo com:

Marcelo Muller - diretor e roteirista cinematográfico. Estudou e trabalhou na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba.
Mailin Milanés - diretora de fotografia cubana, residente no Brasil. Estudou e trabalhou na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba.

Mais informações: http://www.oolhodahistoria.ufba.br/o3moran.html

http://nuvempreta.blogspot.com/2008/07/morango-e-chocolate.html


15/11 –
Soy Cuba - O Mamute Siberiano

Direção: Vicente Ferraz
Gênero: Documentário
País / Ano:
Brasil/ 2004
Duração:
90 minutos

Sinopse: Um filme de estréia belo e honesto, e de saída entre os mais marcantes de um gênero atualmente em ebulição. Conta a trágica trajetória do filme russo Soy Cuba (1964), que ficou esquecido por mais de 30 anos, até sua descoberta nos anos 90 pelos cineastas americanos Martin Scorsese e Francis F. Coppola quando se tornou um clássico.
O documentário busca e encontra a memória mais íntima não só dos que participaram da mega-produção do Soy Cuba, mas de quem viveu tempos de intensa esperança e solidariedade, quando gerações acreditavam que podiam alcançar o céu com as mãos.
Desconstruindo Sou Cuba, Vicente Ferraz faz um paralelo com o projeto socialista da Revolução Cubana. O filme reacende a memória dos desencontros, das impossibilidades do possível, dos desatinos do destino.

Mais informações: http://www.contracampo.com.br/78/soycubamamutesib.htm



Em breve os filmes dos dias 22 e 29

Nenhum comentário: