30 setembro 2008

Programação de Outubro

Tema: Infância


Nesse mês das Crianças, o Cineclube Consciência apresenta uma seleção de filmes adultos que discorrem sobre o tema INFÂNCIA, diferentes paises em diferentes épocas e, é claro, de diferentes formas abordam a Infância.

Teremos sessões aos sábados e no ultimo domingo do mês sempre às 18 horas.


04/10 – O TAMBOR

Direção: Volker Schlöndorff

Gênero: Drama

País / Ano: Alemanha Ocidental, França, Iugoslávia e Polônia / 1979

Duração: 142 minutos

Sinopse: Oskar Matzerath nasceu em Dantzig (Polônia) em 1924. Era um bebê particularmente vivo, com um espírito extraordinariamente alerta. Já desde a vida intra-uterina tinha uma visão particular do mundo, de seus pais... Aos três anos, ganhou de presente seu primeiro tambor vermelho e branco, ao qual se mantém fiel para o resto de sua vida. No entanto, nessa idade, à partir do seu imaginário e do que vê do mundo dos adultos e de uma Alemanha que massacra os judeus, divide os poloneses, dos fracassos da guerra e de outras situações do mundo adulto, paralelamente e por princípio, ele decide e se recusa terminantemente a crescer... Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Mais informações: http://nuvempreta.blogspot.com/2008/07/o-tambor.html


11/10 – A INFÂNCIA DE IVAN

Direção: Andrei Tarkovsky

Gênero: Drama / Guerra

País / Ano: União Soviética / 1962

Duração: 95 minutos

Sinopse: Durante a segunda Grande Guerra, os russos tentavam combater a investida nazista em seu território. Nas frentes soviéticas, Ivan, um garoto órfão de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto, e vive sob os cuidados de três oficiais russos. Mas, após inúmeras missões, e com um desgaste físico cada vez maior, os oficiais resolvem poupar Ivan, mandando-o para a escola militar. Ganhador do Leão de Ouro em Veneza.

Mais informações: http://www.contracampo.com.br/61/infanciadeivan.htm


18/10 – FESTA

Sessão com um filme surpresa, musica ao vivo, comidas e cerveja barata. Em prol do Cineclube Consciência e do Cursinho Consciência.

Antecipado e/ou com nome na lista R$7,00


Confirmar de presença: 4526-3089 com Matilde ou 7685-9001 com Viviane


25/10 – PRINCESS

Direção: Anders Morgenthaler

Gênero: Animação / Drama

País / Ano: Dinamarca / 2006

Duração: 80 minutos

Sinopse: August perde sua irmã amada Christina, uma ex-atriz pornô conhecida como "Princess". Ele adota Mia, a filha de cinco anos de Christina. Em luto e culpado, August tem uma crise nervosa e tenta apagar o legado pornográfico da irmã. Premio de melhor Longa-metragem no AnimaMundi 2008.

Mais informações: http://www.zetafilmes.com.br/criticas.asp?id=484

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=dV_1nYpNL2A


26/10 (domingo) – VERMELHO COMO O CÉU

Direção: Cristiano Bortone

Gênero: Drama

País / Ano: Italia / 2006

Duração: 95 minutos

Sinopse: Saga de um garoto cego durante os anos 70. Ele luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.

Mais informações: http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/trailers/vermelho_como_o_ceu.html

Nenhum comentário: