Neste ano a SALVE - Semana do Audiovisual Livre está com um olho na tela, outro na cidade. O evento vai reunir estudantes, profissionais e público interessado para discutir, pensar e questionar os novos ambientes da produção audiovisual, a preservação dos conteúdos criados ontem e hoje, e também conectar os diferentes agentes que movimentam o audiovisual em Jundiaí e região com quem faz o mesmo fora daqui. A SALVE é realizada pelos coletivos Cineclube Consciência e Coletivo Coisarada, e pelo segundo ano tem apoio do Sesc Jundiaí.
► De 24 a 29 de outubro, confira a programação:
NO YOUTUBE
CANAL SALVE
Para discutir o audiovisual é preciso vivê-lo. A partir dessa edição, a SALVE conta com um canal na plataforma YouTube onde são apresentados conteúdos realizados por artistas e profissionais de Jundiaí e região. Ao todo, serão seis episódios divulgados até janeiro de 2018 com os temas produção de videoclipe, audiovisual na educação, jornalismo, audiovisual para não-ouvintes, produção para a internet e narrativas periféricas. Inscreva-se no Canal SALVE.
AUDIOVISUAL NAS ARTES VISUAIS: PROCESSOS DA CRIAÇÃO
Durante os encontros serão investigadas propostas artísticas que têm o audiovisual como suporte e linguagem. Entre momentos teóricos e práticos, os participantes serão estimulados a criar, desenvolver e executar um trabalho artístico autoral sob a orientação das artistas visuais Dora Reis, Márcia Beatriz Granero e Paula Pimenta. Os resultados desse processo de criação coletiva serão exibidos durante o mês de novembro no Espaço de Tecnologia e Artes. Com a equipe de artistas do Ateliê Plano.
► De 3 a 31 (exceto dia 24). Terças, das 18h30 às 21h30
Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 20 vagas | 18 anos | Grátis
Inscrições no local, a partir de 26/setembro
ABERTURA
POLÍTICAS CULTURAIS PARA O AUDIOVISUAL: NOVAS PERSPECTIVAS
Qual o futuro do audiovisual? A fim de colaborar com o debate, serão apresentados os resultados de uma pesquisa inédita que buscou entender o perfil dos produtores de audiovisual de Jundiaí e região. Em seguida, conversaremos sobre os mecanismos e políticas de fomento para o audiovisual, considerando impactos do investimento público na produção e difusão, assim como as novas perspectivas para o setor nos âmbitos federal, estadual e municipal. Também será realizada uma dinâmica coletiva para refletir acerca de possíveis metas e diretrizes audiovisuais para a cidade e região. Com Gustavo Koch (produtor da SALVE), Glauber Piva (sociólogo, gestor de cultura e ex-diretor da Agência Nacional de Cinema - ANCINE), Unidade de Gestão de Cultura e Câmara Setorial de Audiovisual & Cultura Digital.
► Dia 24. Terça, 19h às 21h30
Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | Livre | Grátis
BATE-PAPO
A MEMÓRIA AUDIOVISUAL DE JUNDIAÍ
Através de trechos de filmes, fotos e cartazes, entre outros materiais, vamos traçar um panorama histórico para conversar sobre a memória audiovisual de Jundiaí, que no passado abrigou importantes produções. Com Fabrício Felice e Rodrigo Tangerino, mediação de Maurício Ferreira.
► Dia 25. Quarta, 19h às 21h
Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | Livre | Grátis
Inscrições no local, 1h antes
SHOW
CRACA, DANI NEGA E O DISPOSITIVO TRALHA
Dani Nega é atriz e MC que traz no sangue a música negra. Craca é músico e produtor, com o trabalho diretamente ligado à expressão visual. O som fruto do ímpeto alquimista cyberpunk de Craca se mostrou uma base perfeita para que Dani Nega debulhasse rimas pesadas que falam sério sobre a violência sofrida pelas mulheres e negros no Brasil. O disco “Dispositivo Tralha”, eleito o melhor álbum eletrônico no Prêmio da Música Brasileira deste ano, reúne a melhor parte do repertório nascido originalmente de um projeto audiovisual de música e video mapping que Craca vem apresentando em diversas performances pelo estado de São Paulo desde 2013.
► Dia 26. Quinta, 20h
Sesc Jundiaí — Espaço Radical | Livre | Grátis
EXIBIÇÃO
MOSTRA LIVRE
Curtas metragem que foram destaque nos principais festivais brasileiros e as revelações do cinema de arte contemporânea. Após a exibição dos filmes “Aluguel – o Filme”, “Vazio do Lado de Fora”, “Procura-se Irenice”, “Rainha” e “Manual”, haverá debate com a participação dos produtores Linconln Péricles, Thiago Mendonça e Marco Escrivão.
► Dia 27. Sexta, 19h às 22h
Sala CineArte do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí | 40 lugares | Livre | Grátis
BATE-PAPO
SALVE TALKS
Conversas instigantes sobre temas do universo audiovisual. Serão realizadas três sessões com os temas “A representatividade da mulher na produção audiovisual” com Dani Libardi (diretora da série 3% — 3 por cento) e Malu Andrade (grupo Mulheres no Audiovisual Brasil), “O audiovisual como ferramenta de militância LGBT” com Luiz Henrique Lula & Camila da Motta (canal Queer na tela) e Lorelay Fox (canal Para Tudo), e “Como o YouTube transformou a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais” com Faell Vasconcelos (canal ArtWeb) e Pedro HMC (canal Põe na Roda). Mediações de Daniele Barbosa, Thyga Morena e Gustavo Koch.
Conversas instigantes sobre temas do universo audiovisual. Serão realizadas três sessões com os temas “A representatividade da mulher na produção audiovisual” com Dani Libardi (diretora da série 3% — 3 por cento) e Malu Andrade (grupo Mulheres no Audiovisual Brasil), “O audiovisual como ferramenta de militância LGBT” com Luiz Henrique Lula & Camila da Motta (canal Queer na tela) e Lorelay Fox (canal Para Tudo), e “Como o YouTube transformou a produção e o consumo de conteúdos audiovisuais” com Faell Vasconcelos (canal ArtWeb) e Pedro HMC (canal Põe na Roda). Mediações de Daniele Barbosa, Thyga Morena e Gustavo Koch.
► Dia 28. Sábado, 14h às 18h
Sesc Jundiaí — Espaço de Tecnologia e Artes | 50 vagas | 12 anos| Grátis
Retirada de ingressos no local, 30 minutos antes
SESSÃO SALVE
ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Dir.: Eliane Caffé. BRA, 2017, 99 min. Estreia local do longa nacional que narra como refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo, seguida de bate-papo com Carmen Silva (dirigente da FLM - Frente de Luta por Moradia) e Inês Figueiró (co-roteirista do filme e coordenadora das oficinas infantis do Hotel Cambridge).
► Dia 28. Sábado, 18h às 20h
Sesc Jundiaí — Teatro | 220 lugares | 12 anos | Grátis
FÓRUM
ENCONTRO DE CINECLUBES
“Cineclube como forma de resistência política e educação de base: importância, fragilidades e desafios cineclubistas” é o tema desta primeira edição do encontro, uma parceria do Cineclube Consciência com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Serão abordados temas como educação e ampliação do debate sobre cinema, direitos humanos e diferentes formas de promover o amplo acesso às produções cinematográficas, e haverá exibição de três curtas acerca do tema central. Com Eduardo Paes Aguiar e Claudio Nunes (Tio Pac).
Público alvo: Direcionada à cineclubistas de todo o estado, estudantes, produtores e aberta ao público geral.
► Dia 29. Domingo, 10h às 16h
Sala Jundiaí - Complexo Fepasa | Livre | Grátis
Inscrições no local
Nenhum comentário:
Postar um comentário